venda e compra de veículos por preço de tabela

Muitas pessoas não sabem, mas há uma forma de você calcular o preço de seu automóvel usado pela internet, por meio da Tabela Fipe. Quem é que nunca tentou vender o carro usado e ficou na dúvida de quanto este valia?

Mas você deve estar se perguntando, o que é a Tabela Fipe? Como a Tabela Fipe é calculada? 

Neste post iremos falar sobre a Tabela Fipe e como esta poderá lhe ajudar na compra e venda de veículos usados ou seminovos. Confira!

Confira após publicidade:

O que é a Tabela FIPE?

Preço Médio de Veículos. Criada em 1973, esta tinha como principal objetivo auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). O órgão tornou- se um forte produto para o mercado (com a prestação de serviços a empresas privadas e ao governo), entrando em vigência em 1998.

A Tabela FIPE é a principal referência para o cálculo de seguros e do IPVA, por exemplo, além de ser uma boa base para quem deseja comprar ou vender veículos usados e seminovos. 

compra e venda de veículos usados ou seminovos por preço de tabela
Consulte a tabela FIPE antes de comprar ou vender seu veículo usado ou seminovo.

A Tabela é atualizada mensalmente e seus indicativos são baseados em coletas de dados que têm como referência os preços de automóveis, como motos, carros e caminhões novos, seminovos ou usados no mercado, em todo território nacional, seja sobre veículos novos ou seminovos.

Além disso, o índice da Tabela FIPE serve também como uma referência para vendedores, comerciantes e lojistas, como base para cálculo de tributos e seguros, como o IPVA. Em outras palavras, esta é uma excelente ferramenta para você que deseja vender o seu carro e não faz ideia referente ao preço. Mas antes de utilizá-la, saiba um pouco mais sobre ela.

Como esta tabela pode te ajudar?

A Tabela FIPE trata referente aos preços médios dos anúncios de vendedores, tem a utilidade de ser a base para negociações e avaliações. Conforme mencionado anteriormente, auxilia a calcular os preços do seguro e do IPVA do seu veículo que será cobrado a cada ano. Além claro, de servir também como referencial para valores de compra e venda – apesar deste não definir qual será o valor final do preço do seu carro. 

Continua após publicidade:

É muito comum ouvir: “Pagamos Tabela FIPE em seu veículo!” ; mas não pense que a revendedora irá pagar o valor de tabela em seu carro, pois ela depende do seu veículo para obter lucro, não é mesmo? Mesmo assim, muitas lojas oferecem preços inferiores ao valor da tabela com a intenção de atrair um maior número de compradores, mas se tomar a Tabela Fipe como referência, os valores não irão bater.

Além disso, mesmo tendo estes valores já definidos, você encontrará vários anúncios do mesmo modelo que o seu veículo, mas com valores diferentes. Isso porque a tabela não é o fator decisivo para os preços.

Confira também as dicas sobre Como comprar uma moto e aproveite para fazer uma boa escolha!

Compra e venda de veículos pela Tabela Fipe

Esteja atento ao realizar a compra ou venda

Os valores da Tabela Fipe podem sofrer correções para baixo ou para cima, variando de acordo com a região, cor, acessórios que o veículo possui, conservação e tempo de uso, além de outros fatores que possam influenciar nas condições de oferta e procura.

Portanto, é muito comum encontrar valores distintos, seja maiores ou menores, indicados pela Tabela Fipe para determinado modelo. Enquanto isso, o proprietário tem também o direito de cobrar pelo valor que considerar justo na venda. Outro fato comum é encontrar veículos a venda por valores acima da Tabela Fipe, como em sites de venda e lojas; isso se dá pelo fato de incluírem margens de lucro e comissões.

E você, deseja anunciar ou comprar um veículo? Acesse o seu Jornal de Negócios e anuncie para vender. São várias opções a sua escolha, de maneira prática e o melhor, sem lhe custar nada!