Ações e práticas sustentáveis para o melhor da sua empresa

O grande dilema vivido atualmente pela humanidade diz respeito a produzir, com um lucro máximo, mas sem degradar o meio ambiente, ou seja, sobre como adotar práticas sustentáveis nas empresas e ainda assim obter lucros.

Por outro lado, ao observar esses dois pontos, podemos pensar que eles não se encaixam em um mesmo contexto. Entretanto, existem inúmeras formas efetivas de produzir, com uma boa eficiência e levar em consideração ações de sustentabilidade.

Continua após publicidade:

Pensando nisso, trazemos algumas formas de conciliar práticas sustentáveis nas empresas com ganhos financeiros. Nossas dicas serão importantes para que você possa repensar as atitudes tomadas em sua empresa e se atentar ao meio ambiente, abordando essa importante tendência que irá salvar nosso planeta. 

Necessidade de mudança: a sustentabilidade como revolução da sua empresa

Não é novidade para ninguém que o planeta enfrenta uma grave crise ambiental, sendo em grande parte é causada pelo ser humano. Por isso, a necessidade de mudança é gigantesca e não pode mais ser adiada. Tal situação tem gerado além de uma corrida empresarial por uma produção sustentável, uma grande cobrança por parte do consumidor, com a necessidade de adquirir produtos que “respeitem” o meio ambiente. 

Portanto, o investimento da empresa em recursos sustentáveis, no século XXI, deixa de ser uma opção e passa a ser uma necessidade. Da mesma forma, se você deseja ter uma empresa que seja competitiva e entregue grandes resultados, tenha como foco ações sustentáveis e não perca espaço no mercado. 

Busque soluções e práticas sustentáveis para sua empresa

Essa pode ser uma pequena dica, mais é crucial. Da mesma forma, práticas criativas e sustentáveis para salvar o planeta não surgem da noite para o dia, mas sim são “compradas” por pessoas responsáveis. Em outras palavras, profissionais que visem além do lucro, o cuidado e respeito ao meio ambiente e às futuras gerações que habitarão nosso planeta. 

É sempre bom ressaltar que ser sustentável vai muito além de apenas buscar salvar o planeta. Já ouviu a expressão “Uma andorinha só não faz verão?” Pois bem! Acima de tudo, para ter uma produção sustentável, você empresário deve ter a clareza de que existirão gastos e muitas vezes um pouco elevados. E, diante disso, você talvez irá se perguntar se todos esses gastos valem a pena. 

E com toda certeza, resposta para essa questão seria um grandioso SIM. Em longo prazo, a produção sustentável trará inúmeros benefícios para sua empresa. Além disso, com pensamento no futuro, a produção sustentável tende a ter gastos, em longo prazo, bem menores do que a produção tradicional. 

Economize papel!

Uma dica valiosa também, como prática sustentável para a sua empresa é economizar no uso de papel e inserir o uso de ferramentas digitais, que vão além de auxiliar os processos, economizar para o financeiro de sua empresa e o principal, contribuir para a sustentabilidade.

Você só tem a ganhar com práticas sustentáveis em sua empresa!

Não invista apenas na linha de produção: adote várias práticas sustentáveis na empresa

A dica anterior tem como objetivo transformar a produção da empresa em algo cada vez mais sustentável. Porém, de nada adianta você ter uma produção que vise a sustentabilidade se o seu modo de produção e sua área física não se inserem nessa política. 

Em outras palavras, não adianta adotar a sustentabilidade somente no papel. Adote práticas efetivas e sustentáveis para salvar o planeta e também as suas contas no final do percurso. Isso porque um investimento “sujo” ou que busque apenas uma mediocridade de processos, traz mais prejuízos do que lucros em si. 

Portanto, se seu desejo é entrar no mercado da produção sustentável, mergulhe de cabeça e invista em uma política ambiental limpa. Ou seja, as nossas dicas, nesse ponto são justamente transformar sua empresa em um polo de sustentabilidade. 

Para isso, as mudanças vão desde uma pequena troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas que consumam menos energia, até a mudar todas as máquinas, para as opções que sejam ecologicamente menos poluentes. Claro, as mudanças devem ocorrer de forma gradativa e dependem do capital de investimento. Contudo, em outras palavras, é sempre bom ressaltar que as grandes mudanças começam justamente pelas pequenas atitudes!

Seja criativo 

Busque sempre a criatividade! Vivemos uma crise global, que se eleva ainda mais diante do contexto pandêmico. Por isso, sabemos que o dinheiro anda curto e que isso dificulta que pequenas empresas façam grandes sacrifícios financeiros, com visão a sustentabilidade. 

Que tal marcar presença na internet de maneira prática, segura e acessível?

Deixe que o seu negócio seja encontrado pelos seus clientes!

Em outras palavras, diante disso, o uso da criatividade é de suma importância para que a empresa busque uma adequação a sustentabilidade, mesmo que de forma parcial, sem gastar muito dinheiro. 

Iremos citar um exemplo básico, para você entender o x da questão:

  • Uma pequena empresa que trabalha com a venda de quitandas pode começar a dar descontos para as pessoas que forem buscar as mercadorias com suas próprias vasilhas, eliminando o uso de sacolas plásticas.

Esse é uma pequena atitude que pode, a curto prazo, não ter muito retorno financeiro, mas que faz toda a diferença , onde a sua empresa passará a ser vista ainda mias com bons olhos pelos seus clientes.

Obviamente, a medida em que a empresa crescer e possa realizar investimentos maiores, o conselho é investir gradativamente em práticas sustentáveis, pois assim, o retorno será extremamente satisfatório. 

Chega o momento de pensarmos não somente nas futuras gerações, mas também na nossa própria geração, que já convive com os problemas causados por nós mesmos. A sustentabilidade deixou de ser apenas uma realidade ou uma opção “sofisticada” e passou a ser a nossa única saída para uma vida melhor. Pratique a sustentabilidade! 

Por: Leandro José