Saiba o que fazer na pandemia

Está com dificuldade de passar o tempo e criar uma rotina adequada e saudável no seu dia a dia, mas não sabe o que fazer na pandemia? Nós entendemos isso! Mas, não se preocupe, pois podemos te ajudar com ótimas dicas do que você pode fazer na pandemia!

Com o início da pandemia, a vida de várias pessoas passou por mudanças radicais e significativas, devido às medidas que foram impostas para tentar conter a disseminação do novo coronavírus.

Confira após publicidade:

Distanciamento social, fechamento de escolas, empresas físicas e comércios não essenciais, home-office… Enfim! Em meio a tantas situações, os problemas psicológicos e até físicos aumentaram consequentemente. Porém, o que fazer na pandemia para tentar moderar a tensão nesse momento tão complicado? 

Confira algumas dicas para você ocupar seu tempo e se desligar de tantas situações difíceis!

1. Tome um pouco de sol ao ar livre

Sabemos bem que em tempos de pandemia, o ideal é manter o distanciamento social mínimo de dois metros. Da mesma forma então, você pode sair ao livre, desde que respeite o distanciamento necessário e use máscara facial. Assim você se protege, protege o outro e ainda pode sentir um ar diferente ou fazer uma caminhada.

Portanto, entre as dicas do que fazer na pandemia, não deixe de sair um pouco de casa para tomar um banho de sol ao ar livre. Esta ação traz diversos benefícios para a saúde, especialmente referente a vitamina D. Além disso, espaços ao ar livre, de preferência em áreas verdes, ajudam a reduzir a pressão arterial, a frequência cardíaca, acalmam e melhoram o humor.

2. Mantenha-se ativo ao longo do dia

Mesmo que você não possa sair e se movimentar como antes, saiba o que fazer na pandemia para se manter ativo e saudável ao longo do dia: estabeleça metas e não fique o dia inteiro sentado na frente do computador, do celular ou da televisão. Afinal, o sedentarismo aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

E como bem sabemos, nada impede que você faça exercícios em casa. Então bora se movimentar?

Comece com calma e respeite os limites do seu corpo. De preferência, escolha uma modalidade de atividade física com a qual você se identifique e se sinta atraído. Acredite, as opções são várias! Você não precisa ser um atleta nato para se manter ativo ao longo do dia. Por exemplo, brincar com as crianças ou animais de estimação, é uma excelente forma de se manter ativo ao longo do dia. Ah, alongamentos também são essenciais!

3. Converse e desabafe com alguém

Embora o distanciamento social seja regra básica para conter o avanço da covid-19, nada impede que conversar e desabafar com alguém. Seja por mensagens de texto e ligações, por exemplo, estes canais de comunicação estão liberados para você encurtar as distâncias e manter as relações!

Sempre que necessário, não se acanhe! Ligue, procure conversar e desabafar com a família, vizinhos e amigos, mande mensagens. Esses pequenos gestos, que muitas vezes são considerados como pequenos e simples, fazem todas diferença não só para você, mas também para quem recebe. Além disso, estas ações ajudam a melhorar a autoestima, diminui a ansiedade e mantém as emoções equilibradas.

4. Uma atividade eficaz a se fazer: Escreva em um diário na pandemia

Se você é do tipo de pessoa que tem dificuldade de se expressar falando ou não consegue se sentir à vontade desabafando com alguém, uma ótima opção do que fazer na pandemia, é escrever em um diário. Isso porque você irá se expressar de forma concreta, escrevendo aquilo que se pensa e está sentindo. Além de clarear as ideias com uma melhor visão e perspectiva, é uma boa forma de colocar os sentimentos para fora ou simplesmente registrar como a está a vida agora.

Um diário de reconhecimento pode ajudar a melhorar o humor e fazer com que você se conheça melhor, de forma mais sensível, filosófica e reflexiva. Vale tentar e você vai se surpreender de forma significativa com o resultado disso!

Você não precisa escrever somente sobre os seus sentimentos. A graça de escrever em um diário está nisso, na liberdade e autenticidade que você tem, é o seu momento e o seu espaço. Em seu diário, você expressa o que quiser, sejam desabafos, letras de músicas, lembranças ou preces.

5. Estabeleça limites e “filtros” para as notícias

Várias pessoas ficam estressadas ou até passam por problemas de ansiedade e descontrole emocional ou físico, depois de ler, assistir ou ter acesso às notícias desagradáveis. Se esse for o seu caso, a primeira coisa quanto ao que fazer na pandemia é estabelecer limites e filtros para as notícias. Assim, nossa sugestão é que você escolha dias e horários específicos e de preferência mais reduzidos para entrar nas redes sociais. Dessa mesma forma, exclua os aplicativos de notícias do celular, ao menos por um tempo.

Confira após publicidade:

Ao invés de se prender a notícias ruins o tempo todo, se dedique a coisas mais saudáveis e prazerosas. Ou seja, opte por fazer coisas que te dão prazer e que acima de tudo, que você goste de fazer. Saia do automático e peça ajuda de alguém próximo para se manter firme no propósito!

6. Reserve um tempo para relaxar

Você não é uma máquina, mas sim um ser humano, que tem sentimentos, vontades e limites. Ou seja, compreenda que você não precisa se cobrar para ser produtivo o tempo todo! Então, quanto ao que fazer na pandemia, não se esqueça de reservar um tempo para relaxar e se divertir. Você merece isso!

Respire, inspire, espreguice, tome um banho mais demorado, beba um chá, saboreie um chocolate ou outro alimento que goste muito. Leia um livro por lazer, ouça uma boa música, assista a filmes… Estudos sugerem que a lavanda ajuda a acalmar, então borrife o perfume pela casa ou acenda uma vela com fragrância. Você vai se surpreender com o bem que isso pode lhe fazer!

O que fazer na pandemia? Leia um livro.

7. Dê e receba ajuda

Por mais que muitas vezes deixamos nos levar pelo egocentrismo, sabemos que não somos os únicos nessa situação. Ou seja, todos estamos passando por momentos difíceis. Portanto, uma boa alternativa quanto ao que fazer na pandemia, é ampliar o olhar para além de si mesmo e oferecer ajuda para aqueles que mais precisam.

Pessoas que pensam no bem-estar dos outros, consequentemente também proporcionam bem para si mesmo. Por isso, procure ajudar quem mais precisa: faça uma doação de mantimentos ou roupas, se ofereça para ir ao mercado… Enfim, coloque-se à disposição, sempre fazendo o seu melhor. Você vai perceber o quanto isso é gratificante e como o maior beneficiado é você!

8. Tente alguma coisa nova na pandemia

Antes da pandemia, sempre reclamávamos da correria do dia a dia, do aperto para cumprir a grande quantidade de compromissos da rotina e da falta de tempo para tentar e investir no aprendizado de coisas novas. Agora é diferente e talvez você tenha um tempo mais livre. Então, aproveite para tentar alguma coisa nova e inovar, esta com certeza é uma das melhores dicas do que fazer na pandemia.

Com o amplo e prático acesso às tecnologias atualmente, há vários vídeos e páginas que podem lhe auxiliar a aprender coisas novas, desde a arte de como tocar instrumentos e desenhar, cozinhar e jardinagem, até a programação de computadores. Pode apostar que um novo interesse com certeza vai te ajudar a se manter longe das preocupações desnecessárias. E pesquisas mostram que os hobbies fazem muito bem para a saúde, tanto física quanto mental.

Além disso, esta nova tarefa ou hobbie pode ser um caminho para deixar aflorar um dom e quem sabe, ter uma nova fonte de renda!

9. Sobre o que fazer na pandemia? Vá com calma!

Não se cobre demais. Seja qual for o que você escolher para fazer na pandemia para passar o tempo, entenda que é fundamental ir com calma. Esta pode não ser a época mais produtiva da sua vida, mais aceite que mesmo assim, está tudo bem!

Você não precisa ser o melhor cozinheiro, iniciar novos projetos ou fazer atividades criativas com os filhos todos os dias. Concentre-se no que é mais importante: você e sua família permanecerem seguros e saudáveis, fisicamente e mentalmente.

10. O melhor a se fazer: Seja otimista

Ser positivo, uma ótima tarefa para se fazer na pandemia

E para finalizar a nossa lista do que fazer na pandemia: seja otimista! Não sabemos como e nem quando, mas acredite na perspectiva de que isso vai passar. Pense no quadro em geral e reconheça que você não está sozinho nessa situação. A sua família, amigos e o mundo inteiro estão passando por medos, angústias e dores, mas não precisa ser assim o tempo todo.

Pensar na situação geral pode trazer um certo conforto e auxiliar a focar no que realmente importa. Você ainda tem motivos para ser grato e ser otimista, seja devido a saúde, os recursos materiais e segurança… Enfim! Independente de quais motivos sejam, pensar no lado positivo ainda assim é mais produtivo e benéfico do que enfatizar apenas o pior e sofrer antecipadamente!