Benefícios do exercício físico para imunidade

Todos nós estamos cansados de saber que a prática de exercícios físicos são muito importantes para nossa imunidade como a saúde em um todo, tanto física quanto mental. É certo que, ao iniciarmos o dia com a prática de exercícios temos um dia muito mais ativo e tal fato, está diretamente ligado ao nosso bem estar.

Porém, durante a pandemia, muitas pessoas tiveram suas práticas de exercício interrompidos, pelo simples fato de não poderem, à princípio, deixar suas casas para práticas esportivas. Esta situação só agrava todo o contexto, já que a prática de exercícios físicos é de grande importância para o aumento da imunidade.

Continua após publicidade:

Por isso, trazemos para você algumas alternativas para realizar exercícios, sem se expor aos riscos de contaminação do corona-vírus. Vamos lá conferir algumas dicas e ter assim um dia a dia em casa com mais saúde!

Porque exercícios físicos aumentam a imunidade?

Antes de trazer nossas famosas dicas, vamos apresentar um dos grandes benefícios da prática de exercícios físicos: o aumento da imunidade. 

Quem não quer ter uma imunidade lá no alto  não é mesmo? Principalmente no período pandêmico em que vivemos, onde ter uma saúde física e mental em dia é um trunfo quase obrigatório.  Diante disso, temos que compreender porque os exercícios físicos fazem tão bem para nossa saúde. É nesse ponto que começamos a falar um pouco mais complicado…

Alongue e se exercite em casa para aumentar a imunidade

Mas não se preocupe, iremos explicar de maneira prática para você! A prática de exercícios físicos, entre outros benefícios, fortalece o sistema imunológico, por vários fatores, como por exemplo, podemos citar que:

  • O ganho de massa muscular/emagrecimento fazem com que o sistema imunológico já seja “automaticamente” fortalecidos. Além disso, talvez ainda mais preponderante, é que a prática de qualquer tipo de exercício físico produz proteínas que “nutrem” nosso sistema imunológico. 

Basicamente, meus amigos, esses são os motivos pelos quais o sistema imunológico é tão beneficiado com a prática dos exercícios físicos. Sem mais, bora para algumas dicas de exercícios físicos para fazer em casa e fortalecer de maneira agradável a sua imunidade? 

Continua após publicidade:

1- Disponibilize um bom espaço para se exercitar 

Nossa primeira dica diz respeito ao espaço físico que você irá disponibilizar para sua prática esportiva. Neste caso, busque algum lugar que te possibilite conforto. 

Portanto, nada de lugares apertados, onde você irá bater uma perna ou um braço durante um exercício físico mais rápido. Aliás, dentro dessa dica, como um bônus, sugerimos também, que você procure o lugar mais arejado da sua casa e acredite, fará toda a diferença. 

Pratique exercícios físicos em casa com seu parceiro e fortaleça ainda mais a imunidade

2- Tenha disciplina e cuide da imunidade

Isso mesmo, disciplina é tudo! Lembra daquela dieta que a gente fala que vai começar na segunda, mas essa segunda nunca chega? Não vamos fazer isso com os exercícios físicos, por favor!

Bem sabemos que muitas pessoas possuem maior disciplina quando realizam exercícios em academias e espaços para treino. Tomando os devidos cuidados, não há problema nenhum em você buscar por estes espaços. Mas aqui, ressaltamos que é possível sim você praticar vários exercícios e ter qualidade de vida, no conforto da sua casa!

Por isso, se você está pensando em começar uma rotina de exercícios físicos em casa para cuidar da sua saúde, fortalecer a imunidade e ocupar seu tempo, tenha disciplina e estipule um horário diário para essa prática.

Mas calma, não estamos falando que você tem fazer exercícios todos os dias, descanso também é exercício e por sinal muito importante para a sua saúde!

Enfim, decida por dois, três, quatro ou cinco dias, não importa! O essencial é ter um cronograma de horários e séries para que esse exercícios possam realmente somar em sua vida. Não perca o foco e nem desista! 

3- Contrate um profissional para uma prática de exercícios efetiva

Os profissionais da área de educação física também se reinventaram durante a pandemia. Muitos deles têm proporcionado lives e pacotes de exercícios com acompanhamento em tempo real. 

Além de procurar por um profissional da área, se preferir você pode também adquirir equipamentos para praticar exercícios físicos em casa e dar aquele up na auto estima e na sua imunidade.

Obviamente essa dica se aplica a pessoas que pretendem investir, monetariamente falando, um pouco na prática dos exercícios em casa. Mas podemos garantir, vale a pena! 

Em casa você pode realizar uma série de exercícios físicos e cuidar assim da sua imunidade

Afinal, o acompanhamento profissional é sempre bem vindo, inclusive para orientar cargas de exercícios e sessões ideais para seu porte físico. Além disso, o profissional irá te indicar o treino ideal para aquilo que você pretende alcançar, seja ganho de massa, perda de peso, uma prática que você goste ou para cuidar da saúde e imunidade. 

4- Capriche no aquecimento 

Essa dica é crucial não só para que você alcance o melhor que seu corpo pode oferecer, mas também para que você não se machuque durante o processo da prática de exercício físico. 

É sabido que muita gente tem uma preguicinha de fazer alongamentos, mas digo e repito: eles são fundamentais e são tão importantes quanto o exercício em si. 

E digo mais, capriche nos alongamentos antes e depois dos treinos, pois eles serão responsáveis pelo aquecimento de seus músculos e também pelo descanso dos mesmos. De nada adianta você fazer uma série de exercícios físicos para melhorar as condições de sua imunidade e saúde e acabar, ainda assim, prejudicando o corpo. 

5- Faça meditações: ótimos exercícios para sua imunidade

A prática de exercícios físicos como ganho para a imunidade

Os exercícios físicos são grandes responsáveis por cuidar da imunidade, da saúde física e mental. Disso já sabemos. Mas, principalmente nessa bagunça que virou nossa mente durante a pandemia, nada melhor do que uma boa meditação. 

Por isso, todas as dicas dadas anteriormente são ideais para você que procura por calma mental. Além do mais, a prática de meditação irá ajudar e muito na sua disciplina com os exercícios. Um irá complementar o outro de maneira eficiente!

Então, meus amigos, vamos cuidar da nossa saúde, tanto mental quanto física. Não vamos deixar para amanhã um assunto tão sério. Afinal, temos que sair dessa de forma melhor do que entramos, não é mesmo?

Já pensou, enquanto muitas pessoas ganharam seus quilinhos durante a pandemia, você poder chegar ao final dessa fase com um corpinho no lugar e a mente nas perfeita? Bora então se exercitar e cuidar ainda mais da saúde!

Por: Leandro José