Uma simples folha de papel… Mas sabia que cada folha que você economiza, faz muita diferença!?

Continua após publicidade:

Economizar papel e usar este de maneira consciente proporciona vários benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para o seu bolso. Além disso, há várias formas de se aproveitar melhor este material, cuidando do meio ambiente e aliviando maiores gastos para sua casa, empresa ou instituição.

Com vários tamanhos, formatos e estilos, o papel se tornou um objeto indispensável para vários segmentos do mercado e campos de atuação, sendo utilizado para registrar histórias, ideias, grandes decisões e acordos. É um material que faz parte do dia a dia, mas que pode trazer vários problemas para o Meio Ambiente.

Neste post, iremos falar sobre pequenos passos para a sustentabilidade, com simples maneiras de economizar papel e contribuir para um melhor equilíbrio do meio ambiente, além de tratar a tecnologia como uma grande aliada para práticas sustentáveis.

O que é sustentabilidade?

Antes de falarmos sobre economizar papel, precisamos entender o sentido da palavra sustentabilidade, que tanto vem sendo tratada.

Com pequenos passos, podemos fazer a diferença e cuidar do meio ambiente.

A sustentabilidade visa atender a todas as demandas da atual geração sem comprometer as gerações futuras, em outras palavras, define o equilíbrio entre a exploração dos recursos naturais e sua disponibilidade, de maneira a preservar o ambiente e o que este pode oferecer para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos.

Mas de onde surgiu o termo sustentabilidade? A ideia deste tema partiu da necessidade de se debater e trabalhar sobre a forma a qual a população vem utilizando os recursos naturais e a preservação destes, que muitas vezes não acontece.

É uma palavra que vem sendo muito debatida e falada, mas será que as ações que a cercam têm sido compatíveis com sua ideia? 

O objetivo principal do assunto é que este seja colocado em prática, a partir de um novo despertar da sociedade quanto a importância da preservação dos recursos naturais, que não são infinitos como muitos consideram.

Sustentabilidade e mercado

Sabe-se bem que a importância e grandeza de uma marca no mercado não se dá somente por sua representatividade e posição que ocupa no devido setor, mas também em como esta se comporta e influencia a sociedade com seus serviços e produtos.

Se tratando de sustentabilidade, tem-se a consciência da responsabilidade que as empresas possuem com o meio ambiente devido aos impactos causados em seu processo de crescimento e industrialização. 

Continua após publicidade:

Assim, o conceito sustentabilidade e mercado está relacionado diretamente ao uso consciente de recursos naturais para o crescimento e desenvolvimento econômico, cultural e social das empresas.

É necessário, com determinada urgência, que seja produzido sem poluir ou destruir os recursos que a nós são oferecidos. 

Mas o que economizar papel tem a ver com sustentabilidade e mercado? 

Um dos fatores ambientais mais preocupantes é a extração indevida de árvores, o que prejudica diretamente a função destas de manter o equilíbrio do ecossistema. Aqui então,começamos a tratar a importância de economizar papel para a preservação dos recursos naturais que estão à nossa disposição.

Motivos para economizar papel

É preciso entender que devemos nos empenhar o máximo possível para colaborar com a redução de uso desenfreado e desnecessário de papel e consequentemente com o equilíbrio do meio ambiente. Abolir o uso excessivo e economizar papel contribui não somente para seu bolso, mas também para uma melhor organização e claro, para o Meio Ambiente. Vamos esclarecer aqui alguns motivos para você economizar papel:

1- Preservação das árvores:

Ao economizar papel, você estará conscientemente preservando a natureza e as árvores, já que para a produção de papel são derrubadas em massa árvores e árvores, causando um grande desmatamento para atender a alta demanda. E como você sabe, a preservação de árvores é essencial para o equilíbrio do ecossistema na absorção de CO²  e produção de oxigênio.

Continua após publicidade:

2- Economia de água:

Para a produção do papel é utilizado um alto consumo de água, seja para lavar a celulose antes de transformá-la em papel ou para o transporte de fibras nas fábricas.

Mesmo que esta seja devolvida ao meio ambiente com boa qualidade – de acordo com os responsáveis pela fabricação, sabe-se também que é crescente a necessidade de se economizar água potável (quanto menor a produção de papel, menor será o uso) e assim conservar as fontes de água

3- Diminuição da poluição:

Além de diminuir a poluição durante o processo de fabricação do papel (já que nestes são liberados substâncias nocivas na atmosfera) há também a diminuição do uso excessivo e descarte incorreto do papel após utilizá-lo.

Como bem sabemos, apesar de ser reciclável, infelizmente muitas pessoas não descartam este material para reutilização.

4- Redução de materiais complementares:

Temos a consciência também de que não é somente o papel que polui o meio ambiente. A tinta utilizada em impressões, canetas, afins contém substâncias químicas prejudiciais à natureza, seja em seu processo de fabricação ou após o descarte de papeis em que foram utilizadas.

5- Economia para o bolso:

Com pequenos e simples passos você pode contribuir para o meio ambiente.

Com o uso consciente de papel você poderá economizar de maneira significativa o seu dinheiro. Sendo um dos papeis mais utilizados em escritórios e ambientes de trabalho, seu custo aparentemente pode ser considerado baixo e irrelevante.

Por acreditar nisso, muitas vezes utilizamos de maneira abusiva e desenfreada, gerando o desperdício e um gasto desnecessário de dinheiro – lembre-se: todo pouco economizado é o suficiente.

Assim, antes de simplesmente imprimir documentos e afins, que possuem outros recursos de visualização e utilização, considere os impactos que este poderá causar ao meio ambiente e claro, a você.

Economizar papel: uma missão de sustentabilidade com pequenos passos

Muitos dizem que o preto combina com tudo, mas o verde combina ainda melhor. Economizar papel é uma missão de sustentabilidade muito importante que podemos realizar com pequenas ações diárias, seja em nosso ambiente de trabalho, nos estudos ou em casa. 

Economizar papel, além de contribuir para a sustentabilidade e proporcionar benefícios financeiros, auxilia a manter o ambiente em que estamos organizado e limpo, sem papeis espalhados sem necessidade.

E não venha dizer que economizar papel é uma missão difícil, com pequenas ações podemos contribuir para a sustentabilidade. 

Continua após publicidade:

Atualmente, temos a tecnologia sempre à mão, sendo uma forma prática, acessível e muitas vezes melhor do que imaginamos. Com um simples clique, podemos enviar mensagens,  salvar alterações, nos comunicar, arquivar documentos importantes, digitalizar e claro, economizar papel.

É crescente o número de aplicativos, recursos e alternativas à nossa disposição para tornar nossa vida mais prática, rápida e segura, além que é muito mais simples e instantâneo o compartilhamento de informações por meio das telas de celulares e computadores.

Enfim, temos a ciência de que não vivemos sem o papel e claro, sem tecnologia. Mas o uso consciente de ambos pode ser favorável para vários aspectos de nossas vidas e claro, da sua empresa.

Que tal começar a adotar pequenos passos para a sustentabilidade? 

Através de simples ações podemos fazer toda a diferença para a sustentabilidade, economizar papel e evoluir em todos os aspectos!

Continuem aqui e descubra várias outras dicas e curiosidades!