Dia a dia em casa com mais saúde

Como você está ocupando o tempo do seu dia a dia em casa com a pandemia? Está aproveitando essa rotina diferenciada, passando parte do seu dia em casa com mais calma para cuidar da sua saúde? Se por acaso você estiver com dificuldade para organizar a rotina do seu dia a dia em casa, nós podemos te ajudar!

No momento de pandemia que estamos vivenciando, muitas vezes o tédio, o estresse e o mau humor batem à nossa porta. Porém não se preocupe, pois para que isso não aconteça existem várias atividades que são ideais para preencher o tempo do seu dia a dia em casa de forma saudável, produtiva e prazerosa. Além de poupar estresse durante suas atividades cotidianas, sem sair de casa. Confira só!

Confira após publicidade:

Exercícios físicos para fazer no dia a dia em casa

Cuidar da sua saúde física e mental nunca foi tão importante. E fazer exercícios físicos no dia a dia em casa é fundamental para melhorar a qualidade de vida e manter a imunidade alta e a saúde em dia, prevenindo qualquer acometimento durante o período de pandemia. 

Sendo assim, uma das sugestões para você realizar no seu dia a dia em casa é essa: dedicar diariamente períodos do seu dia a dia para a prática de exercícios físicos. E não existe desculpa para deixar de exercitar-se no seu dia a dia em casa, se não puder ou quiser investir em equipamentos para a prática de atividades físicas.

O mais importante, nem todos os exercícios físicos dependem de equipamentos para serem realizados. Vários deles inclusive, são feitos somente com o uso do próprio corpo. Agachamentos, alongamentos, abdominais e flexões são ótimos exemplos disso. Então não deixe de criar, com compromisso e disciplina, o hábito de ter uma rotina organizada de prática de exercícios físicos no seu dia a dia em casa. 

Rotina de exercícios físicos

Esta atividade não precisa ser uma obrigação, mas sim um momento prazeroso.

  • Reserve pelo menos 30 minutos do seu dia para praticar algum exercício físico em casa, seja de alongamento, aquecimento, aeróbico, musculação ou outro. Você irá sentir a diferença perceptível no seu corpo e também na mente.
  • Pesquise alguns tipos de atividades físicas com as quais se identifique mais. São inúmeras as opções disponíveis para você escolher. Exemplo: Aulas de dança como zumba e exercícios de Yoga.

Estes, por exemplo, estão se tornando cada vez mais populares e é bem possível que você se atraia. Então, que tal experimentar? Já que não custa nada tentar, quando na realidade você só tem a ganhar!

Mude a decoração da sua casa

Quando passamos muito tempo do nosso dia a dia em casa, naturalmente passamos a nos cansar de estar em um mesmo ambiente, se deparando com as mesmas coisas, o que pode ser muitas vezes estressante e gerar sensações desagradáveis. Para que isso não aconteça em seu dia a dia em casa temos uma dica para você:

Que tal aproveitar o seu dia a dia em casa para mudar a decoração dos ambientes? Fique tranquila (o), você não precisa se preocupar com mudanças drásticas e gastos exorbitantes, pois pequenas mudanças já fazem toda a diferença. Experimente alterar os móveis que você já tem de lugar. E se possível acrescentar ou retirar um detalhe ou outro, e você já vai se sentir em um novo ambiente, mais dinâmico, alegre e agradável para se estar.

Pequenas mudanças como essas, além de ocupar o seu tempo, vão te fazer muito bem, tanto para o seu corpo, quanto para a mente. Essas atividades fazem do seu dia a dia em casa muito mais fácil de enfrentar de forma mais saudável, produtiva e atraente.

Dedique parte do seu dia para relaxar

Tão importante quanto o cuidado físico, o cuidado da mente também é fundamental. Então, que tal escolher um livro sobre algum tema do qual você goste muito e experimentar apreciar uma boa leitura em seu dia a dia em casa? Relaxar enquanto lê um bom livro não é perda de tempo e pode te beneficiar mais do que você imagina…

Afinal, a prática de leitura é uma atividade que pode ser extremamente lúdica e prazerosa, ideal para quem deseja passar o tempo de forma leve e saudável. Além de melhorar o processo cognitivo, a prática de leitura também influencia o estado emocional e racional, sendo capaz de entreter e acalmar. 

O ato de ler também melhora a atenção e a memória, colabora para o desenvolvimento da criatividade, enriquece o vocabulário e ainda contribui para um melhor desempenho de leitura e interpretação de texto, dentre vários outros benefícios.

Então, da mesma forma que você se dedica ao corpo, não se esqueça da mente! Reserve um tempo em seu dia a dia em casa para relaxar a mente e apreciar uma boa leitura ou outra atividade similar para relaxar. Você vai se surpreender com o bem que essa atividade lúdica e relaxante pode lhe fazer!

Como cuidar dos pets em casa 

Você tem pets ou animais de estimação em casa? Pois saiba que assim como você os seus pets também precisam se movimentar. Então aproveite essa mudança de rotina do seu dia a dia em casa, para passar mais tempo com eles e realizar atividades de movimentos e brincadeiras com seus bichinhos de estimação, com certeza eles vão adorar e você não estará somente beneficiando a eles, mas a você mesmo também.

Utilize o tempo do seu dia a dia em casa com sabedoria da melhor forma possível, e perceba o quanto você é afortunado por poder desfrutá-lo com saúde e liberdade. Curta sua família, aprenda a fazer coisas novas, descanse bastante… Enfim, e acima de tudo se prepare para estar pronto para voltar com tudo à sua rotina fora de casa com saúde e muita disposição, assim que essa situação passar.