Comprar uma moto: dicas sobre a paixão em duas rodas

Quer vender ou comprar uma moto? Afinal este tipo de veículo é reconhecido e utilizado como um importante meio de transporte, aventura e lazer e por isso muitas pessoas são apaixonadas por andar de moto! Se a sua intenção é vender ou comprar uma moto, é interessante saber tudo sobre este veículo e quanto a isso, fique tranquilo que podemos te ajudar!

Muita gente adere à prática de motociclismo, devido à vantagem de que as motos são veículos muito mais econômicos do que os automóveis. Em outras palavras, o que faz todo sentido, tendo em vista o preço da gasolina atualmente. Além disso, as motos são veículos muito mais dinâmicos, ou seja, sob as duas rodas ao invés de quatro, você tem muito mais agilidade no trânsito!

Continua após publicidade:

Moto nova ou usada para comprar

Ao vender ou comprar uma moto nova ou usada, fique atento quanto às questões dos documentos. Como, por exemplo, se o comprovante de endereço consta e está atualizado, o porte da CNH ou RG. E também o CRV que é a assinatura do vendedor que deve ser reconhecida pelo cartório. Laudo técnico de vistoria do DETRAN e comprovante de pagamento das taxas exigidas pelo processo de compra da moto.

Além dos detalhes de documentação, é importante que você verifique outras questões referentes ao estado de conservação da moto. Por exemplo, a despesa de combustível, o estado de conservação e funcionamento do motor, chassi, pneus, embreagem, correntes, luzes, cabos, filtro de ar, bateria e óleo. Ah, e não deixe de lado a questão da manutenção, que é indispensável ao pensar em comprar uma moto.

Conheça também, um pouco mais sobre a Tabela Fipe e saiba vender ou comprar o seu veículo por preços justos e de maneira certa!

Qual moto comprar?

Está iniciando na aventura de andar sobre duas rodas ou já é um experiente motoqueiro e quer comprar uma moto mais potente? Pois saiba que estas perguntas são muito importantes na hora de escolher uma moto para comprar. Tendo em vista que alguns modelos de motos exigem que seu piloto tenha mais técnicas de treinamento e domínio para pilotar.

Mas enfim, pode ficar tranquilo, pois existem variados modelos de motos para você escolher e comprar. Ou seja, as variações vão desde sua estrutura e potência, a faixa de preços. Se souber onde e como procurar, é possível que você encontre modelos de motos baratas e econômicas, mas isso depende muito de como e para que você irá utilizá-la.

Motos mais vendidas e buscadas na internet

Os modelos de motos mais vendidas e buscadas na internet atualmente são:

  1. CG Honda
  2. Biz Honda
  3. NXR Honda
  4. XTZ Yamaha
  5. YBR Yamaha

Como andar de moto

Ao pensar em comprar uma moto, é claro que você já se empolga quanto a questão de pilotá-la e por isso deve saber como andar de moto. No entanto, a realidade é que você vai aprender realmente a andar é com a prática. Por mais que existam as aulas de direção do centro de formação de condutores (CFC) para conduzir veículos da categoria A, sabemos que elas não são suficientes para preparar o motoqueiro para pilotar na “verdadeira pista”.

Continua após publicidade:

Ao procurar saber como andar de moto, é  importante que você fique bem atento quanto a questão da sua postura ao pilotar o veículo, já que isso influencia diretamente na curva e desempenho da moto. Por exemplo, quando a moto anda em uma velocidade menor, o posicionamento do corpo e o movimento a ser feito para mudar de direção da moto, será diferente de como seria se a velocidade do veículo fosse maior.

Já conhece o Jornal O Mercado?

Aqui, negociar é fácil. Anuncia para vender!

A curva é uma das maiores preocupações de quem quer aprender a andar de moto. Mas é tudo baseado na lei de inércia. Ou seja, o corpo se inclina para o mesmo sentido da curva. Enquanto isso, muitas pessoas consideram andar de moto muito mais perigoso se comparado com outros automóveis. Isso, claro, porque o motoqueiro se encontra muito mais exposto e vulnerável e assim, mais sujeito a se machucar. Então pense muito bem nessa questão antes de comprar a sua moto. 

Equipamentos de proteção para andar de moto

Não vamos ignorar que o número de acidentes de trânsito envolvendo motos não é baixo, porém isso não quer dizer que você em outros tipos de automóveis também não estará sujeito a riscos. Alguns aspectos refletem muito na segurança quando se está pilotando uma moto ou qualquer outro veículo, como por exemplo a imprudência no trânsito.

Estar em dia com a manutenção da sua moto e garantir que esta esteja em boas condições, é de grande importância para você ter segurança, estabilidade e melhor desempenho na estrada. Além disso, é preciso entender que é essencial o uso de equipamentos de proteção para andar de moto. Ou seja, estes são a parte fundamental para proteger o motoqueiro e reduzir riscos de ferimentos graves, o que garante uma condução mais segura e tranquila

O uso de um capacete de qualidade por exemplo, com estrutura aerodinâmica, viseira de qualidade e estofamento que garante o conforto térmico e isolamento sonoro, faz toda a diferença na hora de pilotar. Portanto, conheça agora alguns dos equipamentos de proteção indispensáveis que você precisa utilizar para andar de moto.

Andar de moto com segurança: O que usar

  • Capacete com viseira: O capacete é indispensável para proteger a cabeça, que é uma das partes mais importantes e sensíveis do corpo e não deve de forma alguma ficar exposta e desprotegida enquanto se pilota uma moto. É possível encontrar capacetes de qualidade que sejam seguros, confortáveis, leves e práticos, basta você procurar e analisar com cautela.

  • Jaqueta e calça com protetores: A jaqueta e calça com protetores, também são fundamentais para a sua segurança. Estas peças de vestuário devem ser feitas com tecidos apropriados e resistentes a abrasão. Em outras palavras, esses cuidados simples são capazes de minimizar e evitar riscos de ferimentos maiores e fraturas graves, em caso de acidentes.
Acessórios de proteção para andar de moto
  • Luvas e botas: Assim como o capacete, a jaqueta e a calça com protetores, as luvas e botas também colaboram muito para uma maior segurança do motoqueiro. Esses equipamentos são ideais para a proteção das mãos e dos pés, e também devem ser fabricadas com materiais resistentes, que não sejam desconfortáveis e nem prendam o movimento do piloto.

Ao contrário do que muitos pensam, o uso de equipamentos de proteção auxiliam muito na hora de dirigir. E quando são de qualidade e adequados, contribuem para uma melhor concentração, desempenho e segurança na pilotagem da moto. Então, não se esqueça destes detalhes na hora de comprar uma moto. Já que esses equipamentos de proteção, também são essenciais e podem ser encontrados em várias lojas de moto peças e acessórios de veículos.

Gostou das nossas dicas? Vale lembrar que independente de qual for a sua escolha, seja um carro, uma moto, bicicleta ou qualquer outro veículo, é importante que você priorize a segurança, o cuidado e o bem estar de todos. Um trânsito seguro é feito por nós! Que tal fazer a sua parte?