Descubra como aumentar a produtividade no home office

A Pandemia imposta pelo Covid 19 trouxe mudanças significativas na vida dos trabalhadores, como por exemplo a inserção do home office na rotina de trabalho. Acima de tudo, vale lembrar que a antiga rotina, era baseada em se locomover da casa ao local de trabalho, cumprir a jornada estabelecida pela empresa e retornar ao lar no final do dia.

No entanto,, a vinda da Pandemia alterou completamente a vida dos trabalhadores. Por exemplo, a casa, que era considerada um local de descanso após o trabalho, se tornou o novo núcleo das atividades laborais. Que loucura, não é mesmo?

Confira após publicidade:

Assim, sabemos bem como é difícil tal transformação e para te ajudar a se adaptar a essa nova rotina, listamos aqui algumas dicas infalíveis para te ajudar a aumentar a produtividade no home office. Então venha conferir com a gente!

O que é home office?

Portanto, se você deseja saber como aumentar a sua produtividade no home office, entenda antes do que se trata esta forma de trabalho:

Home Office, vem do Inglês “Trabalho em casa”. O sistema de home office já era usado antes da pandemia, mas tinha poucas empresas adeptas, já que no Brasil, temos a cultura de trabalhar em um local separado do lar.

No entanto, com a vinda da pandemia, muitas empresas encontraram no home office uma solução para não demitir os trabalhadores. Desse modo, elas poderiam cortar custos com energia, internet, água e infraestrutura, além de oferecer um ambiente mais seguro para a saúde de todos. 

Em primeiro lugar, como o sistema de home office não é muito popular no Brasil, muitas pessoas foram pegas desprevenidas. Da mesma forma, como a maioria dos trabalhadores ainda não estão adaptados às mudanças, a redução na produtividade é evidente e preocupa os servidores que desejam manter o emprego. Mas para isso, é necessário saber como aumentar a produtividade no home office.

Dicas práticas para aumentar o rendimento no home office

Home office: Vantagens e desvantagens

Enquanto isso, para te ajudar a aumentar a produtividade no home office, vamos te explicar alguns pontos positivos e negativos para você, trabalhador brasileiro.

É sempre bom começar pela parte boa! Ou seja, o home office trouxe algumas vantagens para o trabalhador, que não eram possíveis no trabalho presencial:

  • Maior segurança, pois evita aglomerações e a propagação de doenças;
  • Manutenção dos empregos (pois evitou a necessidade de demissões);
  • Menos tempo gasto com locomoção;
  • Maior tempo com a família;

Mas, no entanto, como nem tudo são flores, o modelo de trabalho vem também com diversos desafios para os trabalhadores, como:

As vantagens de trabalhar em home office
  • Falta de equipamentos necessários para o trabalho;
  • Barulho excessivo;
  • Redução da produtividade;
  • Despreparo para o trabalho à distância;
  • Dificuldade em cumprir horários;

Como aumentar a produtividade no home office?

Em primeiro lugar, para responder essa pergunta, vamos te ajudar a entender os detalhes que tornam o seu trabalho à distância tão complexo, o que pode com certeza ser uma grande dúvida sua.

Mas, em outras palavras, a redução da produtividade, está ligada a vários pequenos problemas, que você ainda não conseguiu solucionar.

1. O ambiente ideal para o trabalho de home office

Acima de tudo, sabe-se que é praticamente impossível trabalhar com os barulhos que escutamos dentro de casa. Em conclusão, para aumentar a produtividade no home office é preciso escolher um local sem barulho, de preferência um cômodo isolado na casa.

Além disso, se você mora com a família ou com os amigos, é importante avisá-los que você não está disponível durante o horário de trabalho. Da mesma forma, vai evitar conversas e distrações que prejudicam a sua produtividade no home office.

Como aumentar a produtividade no home office

Para ajudar a manter o silêncio, use fones de ouvido ou tampões. Esses itens, por exemplo, vão impedir que os ruídos te atrapalhem e vão aumentar a sua produtividade no home office e depois de um tempo, acostumado a essa rotina, você verá que ruídos já não irão mais te atrapalhar.

2. A armadilha dos aplicativos

Certamente, acreditamos que basta ter força de vontade e vamos conseguir passar o dia inteiro longe das redes sociais, joguinhos e outros aplicativos. Mas não se engane: A mente humana foi projetada para querer o que é mais fácil e prazeroso.

Portanto, você quase nunca vai conseguir cumprir a sua meta e aumentar a sua produtividade no home office se cair na armadilha dos aplicativos!

Em outras palavras, ao entrar em um aplicativo, é fácil perder a concentração e passar horas a fio, sem cumprir com os deveres do trabalho. Assim, toda a produtividade que você deseja alcançar vai por água abaixo.

3. A falta de recursos

Não adianta nada estar em um ambiente calmo e silencioso, longe da presença de aplicativos, mas não saber realizar as tarefas do trabalho on-line ou não ter os equipamentos necessários.

dicas infalíveis para você aumentar a sua produtividade no home office

4. Treinamento

acima de tudo, é muito importante que você converse com seu chefe e peça o treinamento adequado para que você domine as plataformas que a sua empresa está usando! Nem todo mundo tem facilidade com a tecnologia, então não se envergonhe de pedir um treinamento.

Além disso, ao saber usar bem as plataformas, sua produtividade consequentemente irá aumentar no home office.

Confira após publicidade:

5. Equipamentos

Sabemos que dói na alma pensar em gastar dinheiro com novos equipamentos. Mas não fique triste, veja isso como um investimento, já que, para trabalhar em casa é muito importante ter alguns itens como computador, impressora, fones e uma cadeira confortável para claro, não se prejudicar com seu trabalho.

Em outras palavras, vale ressaltar também que é necessário você estar atento ao seu bem estar e saúde, já que, ao passar mais tempo em casa, você estará a mais tempo sentado e para isso, é preciso se movimentar e se manter ativo, com a prática de exercícios.

Esses itens vão te ajudar, portanto, a resolver os problemas do serviço com mais facilidade, poupando estresse e aumentando a sua produtividade no home office.

Tenha determinação

Em conclusão, deixamos a parte mais importante para o final: Se você deseja aumentar a sua produtividade no home office, não poupe esforços e seja muito determinado. 

Em outras palavras, ao colocar o aumento da produtividade como meta, você vai estar muito motivado para continuar trabalhando e prestando um serviço de qualidade. Por isso, é importante ter força de vontade!

Anote em um post-its as suas metas e busque realizá-las dia após dia, pois por exemplo, isso fará de você um profissional de sucesso e vai aumentar e muito, a sua produtividade no home office.

Por: Valéria Dias